.Qualquer bateria, até mesmo uma pilha pequena comum, pode explodir se for usada de forma errada.
No caso das LiPo, o maior risco de explosão é se for carregada com tensão acima da correta.
Também pode haver incêndio por superaquecimento se entrar em curto, principalmente quando totalmente carregada.
Neste caso o eletrólito se transforma em Lítio metálico, que é altamente reagente e queima gerando uma temperatura muito alta, podendo causar um incêndio facilmente.
Para evitar risco de explosão, recomendamos:
- Usar sempre um carregador de boa qualidade, de preferência inteligentes que detectem sozinhos a quantidade de células (GreatPlanes Polycharger, Hobbico Quickfield MKII, etc) ou que não carreguem se a bateria não estiver de acordo com o que foi configurado (Apache, etc.);
- Carregar as baterias longe de materiais inflamáveis;
- Balancear as baterias a cada 5 a 10 vôos;
- Procurar fazer sempre carga lenta, no máximo a 0,7C;
- Tome cuidado com a configuração do carregador para não sobrecarregar a bateria;
- Nunca ultrapassar a corrente máxima de descarga da bateria;
- Manter a bateria bem ventilada durante o vôo;
- Armazene a bateria em local protegido, onde não possa, por exemplo, ser perfurada por uma ferramenta ou ter os contatos colocados em curto por arames, parafusos, etc;
- Ao escolher o local da bateria no aeromodelo, evite áreas logo atrás do motor, logo acima do trem de pouso e outros locais onde em caso de uma queda possam espremê-la ou perfurá-la;
- Se a bateria for presa por fora do modelo, certifique-se de que não haja risco de se soltar em vôo. Lembre-se que um aeromodelo pode fazer manobras de até 20G, portanto uma bateria de 100g pode exercer uma força de até 2Kg sobre seu suporte.
A maioria destes cuidados (exceto balanceamento) serve também para baterias NiCd, NiMh, chumbo-ácido, etc.
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