sábado, 2 de abril de 2011

Comparativo de rádios

Escolher um rádio não é fácil, principalmente em uma época com tantas opções como agora.

Além dos recursos do transmissor em si, como número de canais, mixagens, tamanho da tela e facilidade de programação, cada fabricante tem sistemas de transmissão 2,4GHz próprios.
Neste caso o que está em análise é somente a quantidade de recursos do transmissor.
Foram incluídos alguns modelos dos principais fabricantes e também um "genérico" (Turnigy) que tem chamado bastante a atenção pelo baixo custo.
Outros fabricantes importantes como Multiplex, Airtronics e Graupner não foram incluídos pela dificuldade em obtê-los no Brasil e por não disponibilizarem o manual para download facilmente.
                   
RádioHitec Aurora 9Futaba 10CJR X9303Turnigy 9xSpektrum DX7Hitec Optic 6Futaba 7CFutaba 8FAirtronics SD10GSpektrum DX6i
Preço (US$)429,99649,9954960280209,99279,99479,99429,99199,99
Receptor 4c (US$)N/D49,9914,76 (FrSky V8R4)13,99 (OrangeRX)N/D49,9949,9913,99 (OrangeRX)
Receptor 6c (US$)49,9969,99 (Full)
59,99 (park)
8,98 (HK V2)79,99 (Full)
49,99 (Park)
14,95 (OrangeRX)
49,9969,99 (Full)
59,99 (park)
69,99 (Full)
59,99 (park)
59,99 (full)
49,99 (park)
79,99 (Full)
49,99 (Park)
14,95 (OrangeRX)
Receptor 7c (US$)69,9987,5489,9969,9987,5487,5489,99
Receptor 8c (US$)N/D134,19 Futaba, 39,99 OrangeRX8,99 (Turnigy)
20,01 FrSky V8FR
25,01 (FrSky D8R)
119,99N/D134,19 Futaba
39,99 OrangeRX
134,19 Futaba
39,99 OrangeRX
89,99119,99
Receptor 9c (US$)99,99169,9999,99169,99
Canais910997678106
Display320x80 gráfico160x72 gráfico240x64 gráfico128x64 gráfico128x64 gráfico8 carac+icones72X32 (16X4 CARAC)128x64 gráfico128x64 gráfico128 x 48 gráfico
Memórias301530820810202010
Caract.nome20108884+36108
Chaves 2 posições666554522 push-button7 + 1 push-button
Chaves 3 posições2221111690
Deslizantes laterais2220020220
Knobs 3301210
Trims32020020
PMX886762355 com 9 pontos2
EPASSSSSSSSSS
D/R2410322223152
EXP2410322223152
SubtrimSSSSSSSSSS
Tipos de asa92333331083
Tipos de cauda5322222322
BimotorSNSNNNNNSN
FlaperonSSSSSSSSSS
AirbrakeSSNSNSSSSN
Snap roll443SNNSS2N
Aileron dif245SSSSSSSS
Camber853NNSNSSN
Elevon85SSSSSSSS
VtailSSSSSSSSS
Aileron->Leme853NSSSS5N
Elevator to flap8NNSSSSS5N
Crow8SSSNSNS5N
Ailevator8NNSNSS (somente versão 2.4Ghz)S5N (mas é possível usar profundor duplo)
Rudder to throttle244SNNSN45N
Gyro22SSSSS332 (heli)
Servo speedSNSthrottleNNNNSN
Idle downSSNSSNNSSN
Throttle holdSSSSSSSSSN
Throttle cutSSSSSSSSSS
Throttle curve24453323453
Pontos7575555595
Pitch curve24453333453
Pontos7775555595
Revo2444SS3S4152
Tipos swatch67644246112
Hovering throttleSSSSSSSSSN
Hovering pitchSSSSSSSSSN
LaunchS(auto)S(manual)S(auto)S(manual)NNNSS(auto)N
Legenda:
  • Canais: número de canais de rádio disponíveis;
  • Display: resolução do display, atualmente a maioria dos rádios tem LCD gráfico;
  • Memórias: número de memórias para diferentes modelos;
  • Caract.nome: quantidade de caracteres que podem ser usados para dar nome aos modelos;
  • Chaves 2 posições: quantidade de chaves de 2 posições (alto/baixo);
  • Chaves 3 posições quantidade de chaves de 3 posições (topo/centro/aixo);
  • Deslizantes laterais: quantidade de potenciômetros deslizantes laterais;
  • Knobs: quantidade de comandos giratórios na parte superior ou frontal do rádio;
  • Trims: quantidade de controles proporcionais digitais (aumentar/diminuir) na parte frontal do rádio;
  • PMX: Mixagens programáveis, usadas para fazer mixagens específicas do modelo ou complementar as funções do rádio;
  • EPA: End Point Adjust, ajuste de fim de curso dos servos;
  • D/R: dual rate, geralmente há 2 ou 3 opções;
  • EXP: curva exponencial para os comandos, usado para dar mais sensibilidade de comando na parte central do stick mas ainda permitir acionamento total dos controles próximo aos batentes;
  • Subtrim: função que permite um ajuste fino do centro do comando, corrigindo dificuldade de centralização do braço do servo ou da lincagem;
  • Tipos de asa: número de tipos de asa que podem ser configurados, como asa simples com 1 servo de aileron, 2 servos de aileron, ailerons e flaps, etc., alguns rádios (como o Hitec Aurora) têm guias que permitem configurar facilmente o modelo ao definir tipo de asa, cauda, número de motores, etc.;
  • Tipos de cauda: número de tipos de cauda que podem ser configuradas (cauda convencional, cauda em V, taileron, ailevator, etc.);
  • Bimotor: permite configurar modelo bimotor, com o comando do acelerador atuando em dois canais diferentes;
  • Flaperon: mixagem em que ambos os ailerons (que ocupam todo ou quase todo o bordo de fuga da asa) descem juntos, fazendo a função de flaps;
  • Airbrake: mixagem em que ambos os ailerons (que ocupam todo ou quase todo o bordo de fuga da asa) sobem juntos, fazendo a função de freios aerodinâmicos;
  • Snap roll: permite configurar uma chave para executar automaticamente uma manobra de snap roll (ou rolagem rápida) em que se aplicam profundor, leme e ailerons em conjunto para uma rolagem rápida;
  • Aileron dif: diferencial de aileron, permite ajustar para que o aileron tenha maior atuação para cima do que para baixo, evitando efeito de guinada reversa e stall de ponta de asa;
  • Camber: ajuste de perfil de asa, normalmente usado em planadores, atua de forma semelhante ao flaperon, mas é controlado por um canal proporcional para permitir que o piloto controle a atuação da asa entre vôo mais lento (maior cambagem) e maior penetração (reflex);
  • Elevon: mixagem para aeromodelos com asa delta ou sem cauda, em que profundor e aileron são mixados atuando em apenas 2 superfícies de comando no bordo de fuga;
  • Vtail: mixagem para planadores ou aviões com em V, ao cabrar ambas as superfícies sobem, ao fazer curvas uma sobe e outra desce, etc.;
  • Aileron->Leme: mixagem em que a aplicação de aileron automaticamente movimenta o leme, compensando guinada reversa ou coordenando curvas abertas;
  • Elevator to flap: mixagem em que ao cabrar os flaps (ou flaperons) descem, tornando as manobras mais fechadas. Usada normalmente em fun-fly e 3D;
  • Crow (corvo): também conhecido como butterfly (borboleta), é uma mixagem usada em planadores grandes, em que os flaps descem e os ailerons sobem para ajudar a frear e afundar o modelo, geralmente para facilitar o pouso;
  • Ailevator: mixagem em que se utilizam 2 servos para atuar nos profundores, com a opção de fazer com que atuem em sentidos opostos auxiliando a atuação dos ailerons;
  • Rudder to throttle: mixagem em que aplicar comando de leme (rotor de cauda) em um helicóptero o rádio automaticamente ajusta a aceleração para manter a rotação constante;
  • Gyro: permite definir curvas de ajuste de ganho do giroscópio;
  • Servo speed: permite ajustar a velocidade de atuação dos servos, especialmente útil para trens de pouso e freios aerodinâmicos, para suavizar a ação
  • Idle down: coloca o motor em marcha-lenta (menor potência para funcionamento estável);
  • Throttle hold: chave que mantêm a aceleração na posição atual;
  • Throttle cut: chave de corte de motor a combustão (aciona o servo do acelerador abaixo da marcha-lenta, fazendo-o parar);
  • Throttle curve: curva de aceleração, permite fazer ajuste fino de potência em função da posição do controle do coletivo, mantendo a rotação durante as diferentes manobras;
  • Pontos (do throttle curve): número de pontos em que a curva de aceleração acima pode ser ajustada, normalmente 5 ou 7;
  • Pitch curve: quantidade de diferentes curvas de passo do coletivo do rotor principal que podem ser programadas;
  • Pontos (do pitch curve): número de pontos em que a cura de passo acima pode ser ajustada, normalmente 5 ou 7;
  • Revo: mixagem revo, utilizada para helicópteros sem giro para fazer com que a atuação do rotor de cauda seja proporcional à do rotor principal,
  • Tipos swatch: Número de tipos diferente de bailarina que podem ser usadas (CCPM 120, CCPM 140, etc.);
  • Hovering throttle: ajuste de aceleração para vôo pairado;
  • Hovering pitch: ajuste de passo para vôo pairado;
  • Launch: mixagem de controle de lançamento, usada geralmente em planadores permite pré-determinar uma posição diferente de comandos para facilitar o lançamento. Em DLG isto pode incluir leme para o lado oposto ao giro, em planador lançado com hi-start pode incluir profundor cabrado, etc.

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