Escolher um rádio não é fácil, principalmente em uma época com tantas opções como agora.
Além dos recursos do transmissor em si, como número de canais, mixagens, tamanho da tela e facilidade de programação, cada fabricante tem sistemas de transmissão 2,4GHz próprios.
Neste caso o que está em análise é somente a quantidade de recursos do transmissor.
Foram incluídos alguns modelos dos principais fabricantes e também um "genérico" (Turnigy) que tem chamado bastante a atenção pelo baixo custo.
Outros fabricantes importantes como Multiplex, Airtronics e Graupner não foram incluídos pela dificuldade em obtê-los no Brasil e por não disponibilizarem o manual para download facilmente.
Rádio | Hitec Aurora 9 | Futaba 10C | JR X9303 | Turnigy 9x | Spektrum DX7 | Hitec Optic 6 | Futaba 7C | Futaba 8F | Airtronics SD10G | Spektrum DX6i |
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Preço (US$) | 429,99 | 649,99 | 549 | 60 | 280 | 209,99 | 279,99 | 479,99 | 429,99 | 199,99 |
Receptor 4c (US$) | N/D | 49,99 | 14,76 (FrSky V8R4) | 13,99 (OrangeRX) | N/D | 49,99 | 49,99 | 13,99 (OrangeRX) | ||
Receptor 6c (US$) | 49,99 | 69,99 (Full) 59,99 (park) | 8,98 (HK V2) | 79,99 (Full) 49,99 (Park) 14,95 (OrangeRX) | 49,99 | 69,99 (Full) 59,99 (park) | 69,99 (Full) 59,99 (park) | 59,99 (full) 49,99 (park) | 79,99 (Full) 49,99 (Park) 14,95 (OrangeRX) | |
Receptor 7c (US$) | 69,99 | 87,54 | 89,99 | 69,99 | 87,54 | 87,54 | 89,99 | |||
Receptor 8c (US$) | N/D | 134,19 Futaba, 39,99 OrangeRX | 8,99 (Turnigy) 20,01 FrSky V8FR 25,01 (FrSky D8R) | 119,99 | N/D | 134,19 Futaba 39,99 OrangeRX | 134,19 Futaba 39,99 OrangeRX | 89,99 | 119,99 | |
Receptor 9c (US$) | 99,99 | 169,99 | 99,99 | 169,99 | ||||||
Canais | 9 | 10 | 9 | 9 | 7 | 6 | 7 | 8 | 10 | 6 |
Display | 320x80 gráfico | 160x72 gráfico | 240x64 gráfico | 128x64 gráfico | 128x64 gráfico | 8 carac+icones | 72X32 (16X4 CARAC) | 128x64 gráfico | 128x64 gráfico | 128 x 48 gráfico |
Memórias | 30 | 15 | 30 | 8 | 20 | 8 | 10 | 20 | 20 | 10 |
Caract.nome | 20 | 10 | 8 | 8 | 8 | 4+3 | 6 | 10 | 8 | |
Chaves 2 posições | 6 | 6 | 6 | 5 | 5 | 4 | 5 | 2 | 2 push-button | 7 + 1 push-button |
Chaves 3 posições | 2 | 2 | 2 | 1 | 1 | 1 | 1 | 6 | 9 | 0 |
Deslizantes laterais | 2 | 2 | 2 | 0 | 0 | 2 | 0 | 2 | 2 | 0 |
Knobs | 3 | 3 | 0 | 1 | 2 | 1 | 0 | |||
Trims | 3 | 2 | 0 | 2 | 0 | 0 | 2 | 0 | ||
PMX | 8 | 8 | 6 | 7 | 6 | 2 | 3 | 5 | 5 com 9 pontos | 2 |
EPA | S | S | S | S | S | S | S | S | S | S |
D/R | 24 | 10 | 3 | 2 | 2 | 2 | 2 | 3 | 15 | 2 |
EXP | 24 | 10 | 3 | 2 | 2 | 2 | 2 | 3 | 15 | 2 |
Subtrim | S | S | S | S | S | S | S | S | S | S |
Tipos de asa | 9 | 2 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 10 | 8 | 3 |
Tipos de cauda | 5 | 3 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 3 | 2 | 2 |
Bimotor | S | N | S | N | N | N | N | N | S | N |
Flaperon | S | S | S | S | S | S | S | S | S | S |
Airbrake | S | S | N | S | N | S | S | S | S | N |
Snap roll | 4 | 4 | 3 | S | N | N | S | S | 2 | N |
Aileron dif | 24 | 5 | S | S | S | S | S | S | S | S |
Camber | 8 | 5 | 3 | N | N | S | N | S | S | N |
Elevon | 8 | 5 | S | S | S | S | S | S | S | S |
Vtail | S | S | S | S | S | S | S | S | S | |
Aileron->Leme | 8 | 5 | 3 | N | S | S | S | S | 5 | N |
Elevator to flap | 8 | N | N | S | S | S | S | S | 5 | N |
Crow | 8 | S | S | S | N | S | N | S | 5 | N |
Ailevator | 8 | N | N | S | N | S | S (somente versão 2.4Ghz) | S | 5 | N (mas é possível usar profundor duplo) |
Rudder to throttle | 24 | 4 | S | N | N | S | N | 4 | 5 | N |
Gyro | 2 | 2 | S | S | S | S | S | 3 | 3 | 2 (heli) |
Servo speed | S | N | S | throttle | N | N | N | N | S | N |
Idle down | S | S | N | S | S | N | N | S | S | N |
Throttle hold | S | S | S | S | S | S | S | S | S | N |
Throttle cut | S | S | S | S | S | S | S | S | S | S |
Throttle curve | 24 | 4 | 5 | 3 | 3 | 2 | 3 | 4 | 5 | 3 |
Pontos | 7 | 5 | 7 | 5 | 5 | 5 | 5 | 5 | 9 | 5 |
Pitch curve | 24 | 4 | 5 | 3 | 3 | 3 | 3 | 4 | 5 | 3 |
Pontos | 7 | 7 | 7 | 5 | 5 | 5 | 5 | 5 | 9 | 5 |
Revo | 24 | 4 | 4 | S | S | 3 | S | 4 | 15 | 2 |
Tipos swatch | 6 | 7 | 6 | 4 | 4 | 2 | 4 | 6 | 11 | 2 |
Hovering throttle | S | S | S | S | S | S | S | S | S | N |
Hovering pitch | S | S | S | S | S | S | S | S | S | N |
Launch | S(auto) | S(manual) | S(auto) | S(manual) | N | N | N | S | S(auto) | N |
Legenda:
- Canais: número de canais de rádio disponíveis;
- Display: resolução do display, atualmente a maioria dos rádios tem LCD gráfico;
- Memórias: número de memórias para diferentes modelos;
- Caract.nome: quantidade de caracteres que podem ser usados para dar nome aos modelos;
- Chaves 2 posições: quantidade de chaves de 2 posições (alto/baixo);
- Chaves 3 posições quantidade de chaves de 3 posições (topo/centro/aixo);
- Deslizantes laterais: quantidade de potenciômetros deslizantes laterais;
- Knobs: quantidade de comandos giratórios na parte superior ou frontal do rádio;
- Trims: quantidade de controles proporcionais digitais (aumentar/diminuir) na parte frontal do rádio;
- PMX: Mixagens programáveis, usadas para fazer mixagens específicas do modelo ou complementar as funções do rádio;
- EPA: End Point Adjust, ajuste de fim de curso dos servos;
- D/R: dual rate, geralmente há 2 ou 3 opções;
- EXP: curva exponencial para os comandos, usado para dar mais sensibilidade de comando na parte central do stick mas ainda permitir acionamento total dos controles próximo aos batentes;
- Subtrim: função que permite um ajuste fino do centro do comando, corrigindo dificuldade de centralização do braço do servo ou da lincagem;
- Tipos de asa: número de tipos de asa que podem ser configurados, como asa simples com 1 servo de aileron, 2 servos de aileron, ailerons e flaps, etc., alguns rádios (como o Hitec Aurora) têm guias que permitem configurar facilmente o modelo ao definir tipo de asa, cauda, número de motores, etc.;
- Tipos de cauda: número de tipos de cauda que podem ser configuradas (cauda convencional, cauda em V, taileron, ailevator, etc.);
- Bimotor: permite configurar modelo bimotor, com o comando do acelerador atuando em dois canais diferentes;
- Flaperon: mixagem em que ambos os ailerons (que ocupam todo ou quase todo o bordo de fuga da asa) descem juntos, fazendo a função de flaps;
- Airbrake: mixagem em que ambos os ailerons (que ocupam todo ou quase todo o bordo de fuga da asa) sobem juntos, fazendo a função de freios aerodinâmicos;
- Snap roll: permite configurar uma chave para executar automaticamente uma manobra de snap roll (ou rolagem rápida) em que se aplicam profundor, leme e ailerons em conjunto para uma rolagem rápida;
- Aileron dif: diferencial de aileron, permite ajustar para que o aileron tenha maior atuação para cima do que para baixo, evitando efeito de guinada reversa e stall de ponta de asa;
- Camber: ajuste de perfil de asa, normalmente usado em planadores, atua de forma semelhante ao flaperon, mas é controlado por um canal proporcional para permitir que o piloto controle a atuação da asa entre vôo mais lento (maior cambagem) e maior penetração (reflex);
- Elevon: mixagem para aeromodelos com asa delta ou sem cauda, em que profundor e aileron são mixados atuando em apenas 2 superfícies de comando no bordo de fuga;
- Vtail: mixagem para planadores ou aviões com em V, ao cabrar ambas as superfícies sobem, ao fazer curvas uma sobe e outra desce, etc.;
- Aileron->Leme: mixagem em que a aplicação de aileron automaticamente movimenta o leme, compensando guinada reversa ou coordenando curvas abertas;
- Elevator to flap: mixagem em que ao cabrar os flaps (ou flaperons) descem, tornando as manobras mais fechadas. Usada normalmente em fun-fly e 3D;
- Crow (corvo): também conhecido como butterfly (borboleta), é uma mixagem usada em planadores grandes, em que os flaps descem e os ailerons sobem para ajudar a frear e afundar o modelo, geralmente para facilitar o pouso;
- Ailevator: mixagem em que se utilizam 2 servos para atuar nos profundores, com a opção de fazer com que atuem em sentidos opostos auxiliando a atuação dos ailerons;
- Rudder to throttle: mixagem em que aplicar comando de leme (rotor de cauda) em um helicóptero o rádio automaticamente ajusta a aceleração para manter a rotação constante;
- Gyro: permite definir curvas de ajuste de ganho do giroscópio;
- Servo speed: permite ajustar a velocidade de atuação dos servos, especialmente útil para trens de pouso e freios aerodinâmicos, para suavizar a ação
- Idle down: coloca o motor em marcha-lenta (menor potência para funcionamento estável);
- Throttle hold: chave que mantêm a aceleração na posição atual;
- Throttle cut: chave de corte de motor a combustão (aciona o servo do acelerador abaixo da marcha-lenta, fazendo-o parar);
- Throttle curve: curva de aceleração, permite fazer ajuste fino de potência em função da posição do controle do coletivo, mantendo a rotação durante as diferentes manobras;
- Pontos (do throttle curve): número de pontos em que a curva de aceleração acima pode ser ajustada, normalmente 5 ou 7;
- Pitch curve: quantidade de diferentes curvas de passo do coletivo do rotor principal que podem ser programadas;
- Pontos (do pitch curve): número de pontos em que a cura de passo acima pode ser ajustada, normalmente 5 ou 7;
- Revo: mixagem revo, utilizada para helicópteros sem giro para fazer com que a atuação do rotor de cauda seja proporcional à do rotor principal,
- Tipos swatch: Número de tipos diferente de bailarina que podem ser usadas (CCPM 120, CCPM 140, etc.);
- Hovering throttle: ajuste de aceleração para vôo pairado;
- Hovering pitch: ajuste de passo para vôo pairado;
- Launch: mixagem de controle de lançamento, usada geralmente em planadores permite pré-determinar uma posição diferente de comandos para facilitar o lançamento. Em DLG isto pode incluir leme para o lado oposto ao giro, em planador lançado com hi-start pode incluir profundor cabrado, etc.
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