Acrobacias

Acrobacias Básicas


Roll: Manobra bastante simples que para ser executada apenas é necessário o modelo ter aileron. A partir de voo nivelado a uma altitude segura aplique todo o comando de aileron para um dos lados fazendo o modelo dar uma volta em seu próprio eixo.

OBS: Normalmente em modelo treinadores ou escala que não possuem tanto comando de aileron é necessário dar uma cabrada antes de executar a manobra para que durante a manobra o modelo não perca tanta altitude.

Variações: A manobra pode ser executada de muitas formas, a partir de um voo nivelado, a partir de um mergulho, com o avião subindo, podendo ser executado para os dois lados!



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Looping: Manobra mais classica impossivel! Você executa um circulo com o modelo no ar está manobra vai requerer um pouco de treino até achar a quantidade de comando certo a se aplicar no modelo. Também muito simples, com o modelo em voo nivelado, altitude segura e motor em uma posição que lhe permita um sobra de potencia neste momento comece a cabrar o modelo, ele irá iniciar uma subida, quando ele chegar ao topo do loop diminua levemente o comando e deixe o modelo iniciar a descida, neste momento reduza um pouco o motor também e deixe o modelo completar a manobra naturalmente apenas completando o circulo.

OBS: A quantidade de comando e motor vai depender de modelo para modelo, o ideal é que tenha uma relação peso potencia de 1:1 ou mais.



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Dorso: Manobra que chama muita atenção por estar se voando com o modelo ao contrário, manobra que impõe certo respeito, também conhecido como voo invertido. Inicie a manobra a partir de voo nivelado em altitude segura e com o motor em uma posição que proporcione sobra de potência, aplique comando de aileron para um dos lados até que o modelo fique de cabeça para baixo, sendo um modelo treinador, asa baixa, sport ou qualquer modelo que não seja 3D a tendencia dele será descer, para compensar isso você deve picar o modelo assim corrigindo a trajetória do modelo, após de comando de aileron novamente e volte a posicionar o modelo em posição de voo normal.

OBS: Está manobra requer atenção e bastante treino, todos os comandos do modelo ficam invertidos o que pode causar uma grande confusão. Ideal treinar no simulador, depois disso você pode fazer o que quiser de dorso, rasantes, curvas, enfim, pode fazer todo voo de dorso!



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Faca: Uma manobra de grande beleza tanto para quem está executando e para quem está assistindo. Consiste em voar com o modelo com as asas em posição vertical.Para executar essa acrobacia será necessário uso dos 4 comandos, Aileron, Profundor, Motor e Leme. O Aileron para manter as asas niveladas na vertical, Profundor para manter a reta durante o vôo de faca, Leme para que o avião não perca altitude, e motor para controlar a velocidade da manobra.O principal segredo da faca, é tentar manter as asas niveladas, desse modo o modelo praticamente não terá tendências de sair do vôo de faca. Comece com um vôo nivelado paralelo a pista, em seguida faça a curva e entre no eixo da pista, (o lado em que se executa não interferem na acrobacia, pode ser tanto da direita para a esquerda, quando da esquerda para a direita), aplique aileron para o lado desejado, se for aileron para a direita (como mostrado no vídeo) o leme terá de ser para esquerda, se for aileron para a esquerda, o leme terá de ser para a direita. Faça as correções para que o modelo voe reto e nivelado. Lembre-se, comece a praticar em uma altitude e distância segura, para não por em risco você nem seu equipamento. 


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Acrobacias Avançadas


Parafuso Chato: Parafuso chato se trata de uma manobra bastante conhecida entre os Aeromdelistas que voam 3D. O objetivo é, em uma altitude elevada "estolar" o modelo dando tais comandos, para que ele desca verticalmente mantendo a posição "original" de vôo e girando em "sí". Abaixo explicarem como executa-la e um vídeo ilustrando-a.

- Execução: Há vários jeitos de se entrar no Parafuso Chato, explicarei 2 deles:

1° - Quando já estiver numa altitude Alta, Pique o modelo até que ele entre em um mergulho, com metade de meio motor; Logo após entrar no mergulho (nao deixe o modelo mergulhar por mais de 2segundos) imediatamente dê todo leme para a esquerda e profundor cabrado no máximo (é nessa hora que o modelo entrará em parafuso). Se o modelo tiver dificuldade de começar a girar em torno de sí, dê um pouquinho só de Aileron para a esquerda. Nesse momento o modelo começará a descer verticalmente girando em torno de sí, controle a descida dando mais ou menos profundor.

2°- Voando numa altitude elevada, nivele o modelo horizontalmente, desacelere e deixe em meio motor, após estar com meio motor, dê todo leme para a esquerda, dê metade do aileron para a esquerda, e assim que ele começar à descer, diminua o aileron à quase 0 de comando e comece a cabrar (isso tudo com o Leme "full" (no máximo)), deixe motor um pouquinho só acelerado para ajudar o modelo a girar em torno de sí. Pronto! Agora o modelo começará a descer verticalmente girando em torno de sí, controle a descida dando mais ou menos profundor.

Dica: "Bombe" motor durante a descida para que ele gire melhor. (Bombe = Acelere e desacelere o motor simultaneamente)



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Hover ou Harrier: Esta manobra consiste em voar o modelo estolado, mas com total controle sobre o mesmo, para uma perfeita execução do hover o modelo precisa de comandos maiores que o normais e deflexões nos comandos mais elevadas, o cg um pouco atrasado também ajuda na execução dessa acrobacia.

-Execução: O Hover ou Harrier é uma acrobacia que não se tem uma “receita” de como fazer, visto que a cada vez que você entrar no Hover os comandos nunca serão os mesmos.
Um dos segredos é começar em uma altitude elevada, e usar aileron e leme conjugados, como se estivessem mixados para uma melhor ação dos comandos de aileron e leme.
Para esta manobra o leme tem fundamental importância. O leme é usado para manter o modelo voando reto ou fazendo curvas, o profundor mantendo uma elevação no nariz com cerca de 45°, essa é a elevação ideal, menos que isso o modelo começara a voar rápido de mais e conseqüentemente sairá do vôo estolado, e mais do que isso o modelo entrará em Torque Roll.
O aileron se usa para manter o modelo com as asas paradas e não “batendo” todo o modelo quando entra em hover tem tendência de “bater asas” e o aileron é usado para amenizar esta situação. 



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Hover ou Harrier de Dorso: Esta manobra consiste em voar o modelo estolado, mas com total controle sobre o mesmo, para uma perfeita execução do hover o modelo precisa de comandos maiores que o normais e deflexões nos comandos mais elevadas, o cg um pouco atrasado também ajuda na execução dessa acrobacia.

-Execução: O Hover ou Harrier é uma acrobacia que não se tem uma “receita” de como fazer, visto que a cada vez que você entrar no Hover os comandos nunca serão os mesmos.
Um dos segredos é começar a uma altitude elevada, e usar aileron e leme conjugados, como se estivessem mixados para uma melhor ação dos comandos de aileron e leme.
Para esta manobra o leme tem fundamental importância.O leme é usado para manter o modelo voando reto ou fazendo curvas, o profundor mantendo uma elevação no nariz com cerca de 45°, essa é a elevação ideal, menos que isso o modelo começara a voar rápido de mais e conseqüentemente saira do vôo estolado, mais do que isso o modelo entrara em Torque Roll.
O aileron se usa para manter o modelo com as asas paradas e não “batendo” todo o modelo quando entra em hover tem tendência de “bater asas” e o aileron é usado para amenizar esta situação.
A explicação do Hover de DORSO, para o Hover de dorso é a mesma, oque muda é que no Hover invertido ou seja de dorso, o avião bate menos asa e os comandos se invertem, como o profundor que se usa picado ao envés de cabrado, e o leme ao invés de se usar conjugado com o leme usa-se ao contrario, leme para um lado aileron para o outro.



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Torque: O hover, nada mais é que ficar parado na vertical, mas SEM girar a Asa como no Torque Roll. Aconselho à treinar bastante esta manobra em um simulador BOM, algo como um Realflight G3.5, G4, ou até G4.5...

- Execução: Inicie em um vôo nivelado com meio motor. Para entrar em Torque/Hover, aplique profundor até o modelo permanecer na vertical, quando o mesmo for entrando na vertical, vá "bombando" um pouco de motor para estabilizar, ache um ponto no acelerador para que o modelo mantenha-se parado no ar sem descer nem subir.
Para correcoes: Em alguns modelos talvez ele irá ter a tendência de girar para a esquerda, caso ele comece a girar para a esquerda dê comando de Aileron para a direita para que ele fique sempre com a parte de cima virada para você. Isso facilitará bastante no começo, para treinar correções etc...
Se o modelo tender verticalmente para a direita por exemplo, aplique um pouco de leme para a esquerda para compensar, e vice versa... Mesma coisa com o profundor, se o modelo tentender na sua direção, Pique profundor para que ele se mantenha estável, se ele tender para frente, cabre profundor. É muito importante treinar isso no simulador, melhora bastante os reflexos! Chega uma hora que automaticamente você corrige isso e nem percebe, com o tempo fica fácil.

Depois de treinar com o modelo e a parte de cima dele virada para você, agora treine com o Dorso virado para você, atenção: Com o modelo virado de dorso para você, Leme e Profundor irão se inverter, apenas Aileron ficará normal.



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Torque Roll: O Torque Roll é derivado do Hover, porém nesta manobra o modelo está girando em torno de seu Eixo, na vertical!

- Execução: Para inicia-la use os mesmo princípios do Hover, e os mesmo princípios do Hover para deixar o modelo parado na vertical. Porém desta vez, você nao irá corrigir a tendência que seu modelo possa ter de girar em torno do eixo, mas sim, irá aumentar esta tendência dando um pouco de aileron para a Esquerda, lembrando: Torque Roll se faz dando aileron para a ESQUERDA, nunca para a DIREITA.
Tome bastante cuidado quando o modelo começar a girar, é nesta hora que muitos se perdem, por isso recomendo mais ainda o uso de um bom simulador para ganhar mais reflexos nos comandos!
Você tem que ter em mente quando os comandos invertem e quando estão normal, pois a cada volta o modelo muda de posição, é nessas horas que se usa bastante o Leme. Uma dica antes de começar a girar pra valer, é dar giros de 2tempos, por exemplo: Fica normal, vira de dorso, normal, dorso, dando um tempo de corrigir alguma tendência. Quando se sentir confiante, comece a girar o modelo pra valer. Mas lembre-se, treine bastante em um simulador BOM! Isso com toda certeza irá te passar mais confiança e reflexo para executar esta manobra. Só após se sentir bem seguro no simulador e estiver fazendo sem nenhuma dificuldade, passe para o seu modelo.



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Slet ou Rolling harrier: Se trata basicamente do vôo “pendurado” ou seja, como o próprio nome diz, é voando no harrier fazendo roll. É uma das manobras que mais se faz no vôo 3D, e também uma das mais complicadas (fora suas variações, que falaremos mais a diante). Portanto, slet é quando você vem com o aero no harrier, e começa a rodar, mas sempre alinhado, mantendo um slet redondo.

Execução: Antes de começarmos a falar do slet, uma ótima forma de se treinar para começar a entrar no slet é o tuno em 4 tempos, pois assim você começa a pegar os comandos para se manter o aero sem perder altitude nas 4 posições principais que você terá que fazer no slet. Então, no slet você tem que usar todos os comandos do tuno em 4 tempos, mas tudo isso muito rapidamente pois o roll não para, assim não se tem muita margem pra erro, por isso no começo é bom treinar mais no alto e ir abaixando quando os comandos ou correções já estiverem automáticos no dedo.uma forma de poder começar e entrar no slet é treinar a manobra porém no começa utilizando apenas o profundor, ou seja, corrigindo enquanto ele está no dorso é profundor pra baixo e vice-versa. Mas assim o slet sai bem “quadrado”, então depois que, fazendo esse exercício você pegou bem os princípios, pode começar a treinar com tudo junto, corrigindo no profundor e leme, em todas as posições a fim de não perder altura e do aero não abaixar o nariz, sempre encontrando a aceleração adequada. 



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Pânico ou Blender: Já é mais simples, sem muito segredo. Consiste em descer no tuno, na vertical e quando chegar na metade do caminho ou um pouco depois da metade, você “achata” o parafuso, entrando no parafuso chato.

Execução: Se sobe até ganhar uma boa altura ( o necessário pra se realizar o que foi dito acima), aí desce, com um pouco de motor pra pegar um embalo bom. Quando se está quase perto do chão dá profundor pra cima ou pra baixo, tudo depende se você vai querer o parafuso chato pra cima ou no dorso. Então, já dá profundor, leme e um pouco de aileron, como já foi explicado sobre o parafuso chato, e então ele irá”freiar" a descida, você dá umas 2 ou 3 voltas no chato e depois sai. 



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